"Sejam todos bem-vindos a este blog, o qual foi desenvolvido para acompanhamento e para que todos conheçam um pouco mais nosso trabalho e as atividades desenvolvidas pelo programa aos finais de semana!!..

terça-feira, 13 de abril de 2010
REPERTÓRIO DE ATIVIDADES
Dentre as seis dimensões, parece-nos que o repertório de atividades é a dimensão que mais traz complicações aos professores, especialistas ou não. Ao elaborar um repertório de jogos, brinquedos e brincadeiras de movimento, pensamos que para além das contribuições que os saberes a respeito das características de cada faixa etária, desenvolvimento motor e da consulta aos diversos materiais escritos sobre atividade fornecem ao professor, este pode também recorrer à sua memória de infância, ou seja, procurar lembrar-se das atividades que realizava quando criança que, além de ser um passeio gostoso por nossas lembranças infantis, pode fornecer atividades interessantes sob muitos aspectos. Registrar sobre essas brincadeiras, sua organização, habilidades motoras solicitadas, espaço onde era jogado, com que materiais, suas regras, o que era bom e ruim em cada brincadeira, quais os sentimentos que cada uma delas suscitava e refletir sobre as possibilidades de adaptá-los e utilizá-los no contexto escolar, será de grande valia.Por outro lado podemos, também, realizar pesquisas com nossos alunos, fazendo um inventário de quais brincadeiras são conhecidas e jogadas por eles fora do âmbito escolar. Pedir para que relatem (no caso dos pequenos, que ainda não escrevem) ou escrevam sobre essas atividades, sobre como se joga, regras, espaços, número de participantes etc., e depois vivenciá-las. Essa prática, além de ajudar a aumentar o número de atividades do repertório do grupo, faz com que a classe estabeleça uma identidade com as brincadeiras que ajudaram a construir e também que atribua significados aos conteúdos escolares, pois já as praticaram em outros contextos o que, garante de antemão, uma realização mais tranqüila. No entanto, o professor como conhecedor das implicações desses jogos para o desenvolvimento das crianças pode propor transformações na estrutura original das atividades com o intuito de fazer com que as crianças dêem um salto qualitativo em suas aprendizagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário