Sobre o tema diversidade e inclusão, pensamos que o professor deve ter como princípio básico em seu trabalho o respeito à diversidade e a preocupação com a inclusão do aluno. Partimos da premissa de que o professor não deve medir esforços para que todos os alunos e alunas tenham seus corpos, habilidades e competências respeitadas e consideradas no momento de serem elaboradas as situações de aprendizagem, e que hajam garantias para que todos participem efetivamente das atividades. Para que essas idéias se dêem efetivamente na prática, além das mudanças internas necessárias e que cada membro do grupo classe ou escola deve realizar consigo, sugiro aos professores realizar adaptações e modificações quanto às atividades, regras, espaço físico e aos materiais, principalmente no que diz respeito aos alunos com necessidades especiais. Isso implica também em tomar todos os cuidados necessários para dissipar as possíveis causas da não participação do aluno, tais como: atitude discriminatória por parte do grupo em relação à característica corporal, gênero, social ou racial.
Assim, todos devem ter o direito a participação nas atividades. O professor deve se preocupar ainda em minimizar os riscos de acidentes dos alunos, adequando propostas, espaço físico e materiais e até mesmos as regras dos jogos, para que a participação de todos seja efetiva e com segurança. Vergonha e humilhação devem ser evitadas e qualquer situação que implique em constrangimento ou humilhação do aluno. Nas atividades onde haja competição, as comparações são inevitáveis, porém, devemos tomar cuidado para que não haja preocupação excessiva com o desempenho e o resultado. (Ganhar é bom, perder é ruim, porém, jogar é melhor).
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